terça-feira, 10 de maio de 2011

Substituição de sacolas não será obrigatória, diz Alckmin

Supermercados de SP prometem abolir sacolinhas à base de petróleo.
Protocolo de intenções não proíbe cobrança de sacola biodegradável.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (9) que os supermercados não serão obrigados a substituir as atuais sacolas plásticas à base de petróleo por outras alternativas.
A afirmação foi feita após a assinatura de um protocolo de intenções entre o governo e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para a realização de estudos e adoção de ações de substituição das sacolas à base de petróleo utilizadas nos supermercados do estado. A entidade apresentou um cronograma prevendo o fim da oferta das "sacolinhas" nos supermercados até 25 janeiro de 2012.
“Não é obrigatório, o supermercado que quiser pode ter saco plástico, não tem lei”, afirmou Alckmin. “O que estamos querendo é criar uma cultura de ir substituindo um saco que não é biodegradável, que leva de 100 a 300 anos para ser incorporado ao solo, que tem causado enchentes nas grandes cidades, por outra alternativa, de preferência retornável. Para isso tem tempo, vão ter campanha, vão ter estímulos, não é obrigatório.”
Substituição gradativaDe acordo com a Apas, o protocolo prevê a substituição gradativa das sacolas de plástico pelas biodegradáveis ou retornáveis. A entidade prevê que até novembro, as lojas já estejam oferecendo opções aos clientes. A associação anunciou que irá iniciar já em junho uma campanha de conscientização com os seus cerca de 1.500 associados, que reúnem 3.500 lojas e representam cerca de 75% do setor no estado.
O presidente da Apas, João Galassi, disse que deve haver a cobrança pelas novas sacolas, mas que isso ficará a critério de cada supermercado e que, em caso de cobrança, o cliente pagará apenas o “preço de custo”. “Esse é o processo educativo do projeto”, disse.
Alckmin confirmou que os supermercados poderão cobrar pelas sacolas biodegradáveis. Em Jundiaí, cidade que aboliu as sacolas, mercados costumam cobrar R$ 0,19 pela embalagem biodegradável. O protocolo não autoriza nem proíbe a cobrança.
“Esse é um tema que vai ficar a critério dos consumidores e dos supermercadistas”, disse o governador.
Protesto Apas (Foto: Amauri Nehn/NEWS FREE/AE)Sindicato dos Químicos, Plásticos e Farmacêuticos
realizou protesto durante evento da Apas
(Foto: Amauri Nehn/NEWS FREE/AE)
Sobre o protesto do Sindicato dos Químicos, Plásticos e Farmacêuticos de São Paulo, que afirma que a retirada das sacolas dos supermercados pode causar desemprego no setor, Alckmin defendeu os benefícios ambientais da medida.
“É preciso ter coragem de respeitar o meio ambiente. Se nós pudermos evitar o saco plástico, se pudermos substituir por uma alternativa é melhor, é o ideal”, disse. Ele destacou, entretanto, que governo está atento ao setor de plásticos que já recebeu inclusive isenção de ICMS na área de tintas.
O prefeito Gilberto Kassab, também presente no evento, acredita que possa não ser necessária a cobrança. “Eu acredito que vai ser criado um entendimento e uma fórmula aonde não seja cobrado as sacolinhas”, disse.
Segundo o presidente da Apas, João Galassi, nas cidades onde os supermercados aboliram as sacolas, 95% dos clientes utilizam sacolas retornáveis. “Vamos disponibilizar caixas de papelão, vamos incentivar as pessoas a trazer carrinhos de feira, sacolas retornáveis e a velha sacola da vovó”, disse.

sábado, 7 de maio de 2011

Limpeza 100% ecológica!


Limpe sua casa toda somente com: água, bicarbonato de sódio, vinagre e limão!

Para a receita. basta utilizar um borrifador de 1 litro, 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 4 colheres de sopa de vinagre, 4 gotas de limão e um litro de água, pronto, sua casa ficará limpa, cheirosa e não poluirá o meio ambiente, além de economizar um dinheirão com produtos químicos para a limpeza doméstica.

Mulher inteligente, é aquela que sabe balancear os gastos, com atitudes ecológicas!

EU vou utilizar a fórmula antiga e ao mesmo tempo atual de Maria Regina!

Dicas domésticas para deixar sua casa limpa e sua consciência ecológica também!

Tempo de decomposição dos materiais!

MOONCUP - ABSORVENTE ECOLÓGICO!



Existem muitas mulheres que já devem ter pensado em quantos absorventes utilizaram durante a vida, mas nunca imaginaram qual a quantidade exata ou aproximada disso, pois bem, são 11.000 (onze mil) absorventes.....nossa!

Certamente não temos como usar um paninho, com antigamente.

Bom desperdício de água, de uso de recursos naturais, sem contar na poluição para fabricar esses produtos, para eles serem despejados no meio ambiente e para demorarem 100 (cem) anos para se decomporem, precisamos procurar uma solução!!!!

A solução parecerá estranha, pelo menos para mim pareceu, mas vou testar, vi no site da morada da floresta a indicação do MOONCUP, um abosrvente que lembra um tubo de lavagem íntima...rs, mas que dura 10 anos e pode ser sempre reutilizado, basta lavar. Ele imita a idéia dos absorventes íntimos como O.B, são colocados nas profundezas femininas e duram de 4 a 8 horas.

O valor do produto é de R$ 80,00 (oitenta reais), adquira pelo site: http://www.moradadafloresta.org.br/absorventes-ecologicos/250-mooncup

Seguem observações abaixo pertinentes ao caso.

Sobre o Mooncup

O que é?

O Mooncup é um copo fabricado em silicone macio que pode ser reutilizado em cada menstruação. Usado internamente, em posição mais baixa do que um tampão, o Mooncup funciona como recipiente do fluxo menstrual em vez de o absorver.

Porque é melhor?

O Mooncup foi concebido por mulheres a pensar no seu conforto e conveniência. Não há sujidade, fugas ou secura. Basta ter um Mooncup, o que lhe permite não apenas poupar dinheiro mas também respeitar o ambiente.
O Mooncup é feito de silicone hipoalergénico. Não interfere com o estado de saúde da sua flora vaginal nem causa a acumulação de fibras na parede vaginal. Com o Mooncup, o seu corpo não absorve pesticidas nem agentes branqueadores. O Mooncup é ideal para viajar, nadar, fazer exercício e para utilizar durante a noite.

É fácil de utilizar?

Se inserido correctamente, o Mooncup é tão confortável que nem dará pela sua presença. No início, pode ser necessário um pouco de prática, uma vez que terá de encontrar o ângulo e a posição mais adequados para si. Mas, após aperfeiçoar a técnica, ficará surpreendida ao ver como é fácil utilizar o Mooncup.
O Mooncup é dobrado e inserido na vagina e, uma vez no interior, abre-se. É necessário retirar e esvaziar o Mooncup cada quatro a oito horas, dependendo do fluxo. A seguir, basta enxaguar ou limpar o Mooncup e inseri-lo novamente. Pode limpar o copo com mais cuidado depois de cada menstruação.

Ainda não está convencida?

Inicialmente, a ideia do Mooncup pode parecer-lhe pouco atractiva. Talvez lhe pareça sujo, desconfortável ou pouco higiénico? Estas são as primeiras reacções ao Mooncup, e vale bem a pena reconsiderá-las.
A maior parte das mulheres cresceu numa época em que não existiam alternativas aos produtos de higiene femininos descartáveis, e este facto contribuiu para a forma como encaramos a nossa menstruação. É sempre um desafio experimentar novas ideias, especialmente as de natureza tão pessoal. No entanto, as vantagens do Mooncup são tão boas que não devem ser ignoradas.

Que tamanho devo utilizar?

O tamanho está relacionado com a idade e o histórico de filhos. Existem dois tamanhos diferentes.

O Mooncup é adequado para as mulheres com pele sensível ou que sofram de alergias.
As marcas em mililitros permitem-lhe medir o fluxo menstrual. Isto é útil para as mulheres que precisem de indicar ao médico o volume exacto de perda de sangue.

Se tiver ou achar que tem um problema ginecológico, consulte o seu médico antes de utilizar o Mooncup.


Fraldas ecológicas - Texto extraído do site morada da floresta!

Morada do BebêProdução em São Paulo

Além da vantagem ecológica, o uso das fraldas de algodão é uma solução vegana, uma vez que a maioria das fraldas descartáveis são de marcas que testam em animais ou que usam ingredientes de origem animal. As fraldas descartáveis levam cerca de 450 anos para se decompor e são o terceiro item mais comum no lixo.
Outra grande vantagem é a facilidade para lavar e secar, uma vez que o "recheio" de algodão pode ser removido para lavar à maquina e secar separadamente.
A suavidade e o conforto que proporciona o algodão está bem longe do das fraldas de plástico. A escolha das fraldas de pano permite também uma poupança econômica, pois em média, cada bebê gasta por mês 124 fraldas descartáveis, além de trazer benefícios para a saúde do bebê, causando menos irritações na pele.

Uma das maiores questões que cercam a vida de pais e mães da nova geração é: como criar os filhos para um mundo mais equilibrado e harmonioso.
Cada vez mais percebemos que a resposta está em nossas atitudes, como agentes transformadores. É pela nossa postura que as crianças entenderão como o mundo funciona e, desta forma, poderão crescer cultivando hábitos saudáveis.
Sua escolha por um produto reutilizável ajuda você a ensinar seus filhos a cuidar das coisas e conservar o meio ambiente.
Pensando nisso queremos começar desde cedo, com os filhos ainda bebês, por isso elaboramos um modelo de fraldas que garanta ao mesmo tempo conforto e praticidade para nossos filhos e para a família, gerando menos lixo no planeta.
Mudar o mundo começa bem pequenininho, a partir de você e é mais fácil do que imagina!!!


Tipos de Fraldas Ecológicas Morada do Bebê

Eco - Fralda de Pano Impermeável
Confeccionadas em  tecido de algodão macio e absorvente que protege a pele de assaduras e internamente  impermeável,  impede o vazamento dos dejeto. Este modelo permite ainda que os bebês ganhem flexibilidade de movimentos, pois são bem leves, finos e com formato anatômico.

Eco- Fralda de Pano
Este modelo de fraldas é inspirado no Método de Higiene Natural, baseia-se em oferecer o pinico ao bebê como uma maneira ecológica e inteligente de reduzir o uso de fraldas.A idéia desta fralda exclusivamente de pano é possibilitar identificar sempre quando o bebê estiver molhado, para trocá-lo imediatamente, evitando por completo a causa das assaduras, do desconforto e trazendo o hábito para o bebê, de estar sempre seco.
Confeccionada em malha de 100% algodão,  contém 3 forros internos de tecido atoalhado. É uma fralda prática, fina e pronta para trocar, esta não contém forro removível, é ideal para os papais e mamães que querem aplicar o método "sem fraldas". Geralmente as fraldas que contém camadas de plástico ou impermeáveis nos impedem de perceber o ritmo das evacuações do bebê.

Quantas fraldas ter?

A média de 20 fraldas comporta o uso, a lavagem e a secagem em um dia e meio.

Tamanhos Disponíveis
As fraldas são ajustáveis e elaboradas de maneira à permitir o uso durante vários meses, acompanhando o crescimento do bebê
Confeccionamos fraldas nos tamanhos:
P- de 5 à 8 kg
M- de 7 à 13 kg
G- de 10 à 17kg

Para Recém nascidosOs três primeiros meses de vida do bebê é um momento de maior observação sobre os ritmos de evacuação, neste período o bebê costuma urinar bastante e fica muito no colo, uma fraldinha de algodão simples e um protetor externo, como uma manta plastificada são eficientes para dar suporte as evacuações.

Quanto custa?

De pano
1 fralda R$ 20,00
7 fraldas R$  126,00  ( R$ 18,00 cada fralda)
15 fraldas R$ 240,00 ( R$16,00 cada fralda)

Impermeável
1 fralda R$ 25,00
7 fraldas R$ 154,00  ( R$ 22,00 cada fralda)
15 fraldas R$ 300,00 ( R$ 20,00 cada fralda)

Lavando as fraldas
- Você pode juntar as fraldas em um balde com água e vinagre ao longo de um dia.
- Se o seu bebê vai passar um tempo fora, você pode guardar as fraldinhas em uma sacola reutilizável Morada do Bebê.
- Lave à máquina com sabão de côco, ou biodegrável em pó.
- Antes dobre cada aba das fraldinhas com o velcro, para preservar a costura externa, evitando as fraldas colarem entre si.
- Se você optou por guardar as fraldas sem molho, utilize 3 colheres de vinagre na água do enxágüe. O vinagre é anti-séptico, não deve ser utilizado junto com o sabão, pois um corta o efeito do outro.
- ou Lave ao Sol, a energia solar é purificadora e mantém as cores claras, é uma boa opção para quem vai lavar as fraldinhas à mão, deixar quarar no sol.

Mais Itens:
Mantas Impermeáveis
Mantas impermeáveis, são excelentes ferramentas para proteger a caminha do bebê.
Sacolas Reutilizáveis para Guardar as Fraldinhas

****

AS FUTURAS GERAÇÕES TÊM DIREITO A UMA TERRA LIVRE DA
CONTAMINAÇÃO E DA DEVASTAÇÃO
“Jacques Yves Custeau”

Estamos vivendo atualmente em um mundo organizado e dirigido diretamente para um consumismo exagerado, sem muito compromisso com a qualidade de vida, com todos os sistemas mercadológicos incentivando o uso de descartáveis, fabricados com polímeros, inundando o meio ambiente com produtos não degradáveis.
A humanidade passa por momentos críticos decisivos. Estamos no limiar de uma catástrofe motivada pela exaustão dos recursos naturais. A natureza sofre impacto de todos os setores, motivado pela ganância inconseqüente e generalizada.
Padeceremos muito, a menos que nos organizemos como cidadãos co-resposáveis em um trabalho de preservação dos recursos que dispomos, que infelizmente são finitos. Precisamos nos unir em torno de um ideal de conservação, conjugando todos esforços para recuperar áreas devastadas e principalmente, gerar o mínimo de lixo e poluição.

O dilema das fraldas descartáveis!!!!


Você sabia que um bebê utiliza 5.000 fraldas até completar 2 anos de idade?

Você sabia que cada fralda descartável demora 450 anos para se decompor?

Você sabia que as fraldas descartáveis contaminam os lençóis freáticos?

Você sabia que seu bebê fica em contato com substâncias prejudiciais a sua saúde, devido a incidência de produtos químicos utilizados na confecção das fraldas descartáveis?

Você sabia que a quantidade de fraldas descartáveis utilizadas pelos seu bebê até os dois anos de idade, correspondem a 5 árvores cortadas?

Você sabia que no Brasil não existem fabricantes de fraldas biodegradáveis?

Pois é, qual seria então a solução?????????

Infelizmente, a solução no Brasil é a utilização de fraldas de pano, existem forncedores comprometidos com a causa e muitos ainda não conseguiram expandir seus negócios por um simples motivo.... Como uma mãe que trabalha fora e tem mais de duas crianças utilizando fraldas consegue tempo para lavar as fraldas?

Pois bem, não encontram esse tempo para lavarem as fraldas e tão pouco o tempo necessário para procurar onde comprá-las.
Aconselho as mamães que possuem condições de lavar as fraldas, utilizarem as fraldas de pano, porque com apenas 30 fraldas aproximadamente, uma mãe as utilizará por 2 anos esses produtos.

Aí você pergunta... e lavando as fraldas não vai haver gasto de água, restos de produtos, a contaminação das águas,  a utilização de recursos naturais?

Mais ou menos, as fraldas podem ser colocadas de molho no vinagre, que além de desinfetar a fralda, irá também retirar as manchas. A lavagem poderá ser feita somente com sabão de côco, que não polui o meio ambiente e resolve o problema.

A economia com essa saída ecológica é de aproximadamente R$ 3.000,00, a longo prazo, porque no início as mães precisam comprar todas as fraldas que necessitam, por isso, o investimento inicial é maior do que com fraldas descartáveis, mas futuramente a economia é bem vantajosa.

A mulherada criativa e ecológica, realizam chá de bebê ecológico, onde cada amiga leva uma fralda de pano ecológica para ajudar a futura mamãe, cada fralda custa em média R$ 30,00, e pelo que sei nunca gastei menos do que isso comprando quites de chá de bebê para minhas amigas mamães!

Para as mamães que trabalham fora também tem uma forma de amenizar esse impacto ambiental, pode ser utilizado fraldas descartáveis somente quando as crianças estiver fora de casa, no lar, a mamãe coloca a fralda de pano.

Os postos de vendas dessas mercadorias são:

Cia das Mães
Loja Virtual
São Paulo – Itapecerica da Serra
Artemisia


São Paulo – Campinas
Ecomercado Avis rara
Brasilia
Natalienatalie.terracura@gmail.com
Recife
Ecob



http://www.ecob.com.br/
http://www.ecoideias.com/
http://www.babyslings.com.br/
http://www.moradadafloresta.org.br/

O site da morada da floresta é bastante interessante, pois o custo do kit acaba sendo menor, porque as fraldas são de tamanho único e podem ser utilizadas em bebês recém nascidos até bebês de 2 anos, veja o vídeo abaixo que esclarecedor.....!







Contato



Morada da Floresta
www.moradadafloresta.org.br
email moradadafloresta@gmail.com
Rua Diogo do Couto, 47
Jd Bonfigliolli São Paulo SP Brasil
Tel. 11 3735 4085

Plástico Biodegradável!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Consumismo!

Quanto mais você consome, mais destroi o meio ambiente!

Para haver a produção de qualquer coisa, existe a necessidade de se poluir, degradar o meio ambiente, há a utilização de recursos naturais e consequentemente, mais lixo, lixo, lixo!

Compre somente o que for usar, o necessário.

Se tiver alguma coisa somente tomando espaço em seus armários, doe para alguém que pode reutilizá-lo !
Não se deixe levar pela mídia e o seu barato do consumismo!

Lembre-se, a responsabilidade pelo futuro do planeta está em nossas mãos!

ATITUDES ECOLÓGICAS QUE TODOS NÓS PODEMOS TER!!

Tampe suas panelas enquanto cozinha



Cozinhe com fogo mínimo

Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

Não troque o seu celular


Parece óvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.


Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
Use somente pilhas e baterias recarregáveis É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
Não deixe seus aparelhos em standby Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
Mude sua geladeira ou freezer de lugar Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!
Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheiasCaso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
Use menos água quente Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
Nunca é demais lembrar: recicle Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
Reduza o uso de embalagens Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais.

Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria
Compre papel reciclado Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
Utilize uma sacola para as compras Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
Plante uma árvore Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida.

Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
Compre alimentos produzidos na sua região Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
Compre alimentos frescos ao invés de congelados Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.
Ande menos de carro Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
Lave o carro a seco Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.
Use o telefone ou a Internet A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.
Desligue o computador Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
Não permita que as crianças brinquem com água
Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.


No hotel, economize toalhas e lençois Use o bom senso?
Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençois, a não ser que você mije na cama?
Regue as plantas à noiteAo regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas. Vá de escada Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.
Use a Internet, cartas ou telefone para falar com os seus representantes em sua cidade, estado e país. Mobilize-se e certifique-se de que os seus interesses ? e de todo o planeta ? sejam atendidos.

Divulgue essa lista! Envie essa lista por e-mail para seus amigos, divulgue o link do post no seu blog ou orkut, reproduza-a livremente, e, quando possível, cite a fonte.

Mude e o Mundo agradece, e o planeta também!

Salve e mude o mundo !!!




Adotar atitudes ecológicas pode gerar economia de R$ 250 por mês

 

A adoção de atitudes ecológicas, além de ajudar a conservar o planeta Terra, também permite uma economia aproximada de R$ 250 no orçamento doméstico mensal. A estimativa é do professor especialista em matemática financeira e consultor em finanças, Marcos Crivelaro.


Na ponta do lápis
Segundo Crivelaro, se a pessoa não executar nenhuma reforma na residência e apenas adotar novas práticas na utilização da energia elétrica e no consumo de água, já é possível economizar um valor acima de R$ 100 ( moradia de 4 a 5 pessoas).

No caso da energia elétrica, a dica do especialista é que os consumidores procuram o selo Procel na hora da compra, sobretudo para o fogão, microondas, freezer, geladeira, lavadora de louça, torneira elétrica e exaustor, que, juntos, podem representar 50% do consumo mensal de um lar.

Em relação à água, uma opção de economia é instalar torneiras com aerador ("telinhas"), já que a sensação que as pessoas têm é que está saindo mais água, quando está ocorrendo justamente o contrário. Para se ter uma idéia, uma torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.

Mais economia
Além disso, o plantio de horta caseira e a confecção de receitas culinárias que utilizem cascas e/ou talos de frutas, legumes e verduras permitem uma economia mensal superior a R$ 70.

Também é possível fabricar produtos de limpeza utilizando sabão de coco, limão, vinagre, bicarbonato de sódio e essências de ervas aromáticas, o que garante uma economia de mais R$ 80.

Precisamos de informação!

Assista, vale a pena!

Como fazer compras?

Todos nós precisamos ir ao mercado fazer compras e armazená-las em algum lugar, e adivinha aonde?

Sacolinhas plásticas!

Pois é, podemos mudar isso também, para aqueles que não curtem sacolas recicláveis, porque pesam muito, não cabe tudo; existe uma outra solução....., leve suas sacolinhas guardadas da última compra e reutilize-as sempre que for ao mercado, não deixo o mercado me fornecer mais sacolas, deixo as minhas no carro e quando vou ao mercado, saco as minhas próprias sacolinhas e recuso as do mercado.

Tem outra opção também, peça caixas de papelão e coloque todas as compras nelas.

Mas faça algo, busque mudar sua rotina e verá o verde resurgindo cada dia mais!
Abraços!

Evite os desperdício de água!


Essa propaganda resume como podemos evitar o desperdício de água!
O que não sabemos?
Que somente 3% da população mundial tem acesso a água potável!
No futuro, segundo estudo dos cientistas e ambientalista, se o consumo continuar assim, sem limites, dizem que a água vai ser o ouro dos homens!

Abandone as sacolinhas plásticas!!!!!!

Muitos países desenvolvidos e comprometidos com o meio ambiente, não permitem mais o uso de sacolinhas plásticas, elas demoram 100 anos para se decomporem no meio ambiente, estão cheias de produtos tòxicos que poluem o solo e as águas, matam aves que ficam enroscadas nelas, e as vezes as comem junto com outros detritos além de inúmeros problemas em sua industrualização e produção.

Então você me pergunta:

_ Aonde eu colocarei meu lixinho de cada dia?

Simples, utilize jornal, faça o origami indicado no vídeo acima e substitua seu lixo de sacolinha de mercado, por papel. O jornal irá ser absorvido pelo meio ambiente rapidamente, evitando todos os problemas oriundos do uso de sacolas plásticas.

E você me pergunta:

_ Vou ter que jogar o lixo no jornal, como o lixeiro vai pegá-lo?

Simples de novo, compre sacos biodegradáveis, e armazene tudo neles, esse sacos são vendidos no mercado.

Seja ecológico!

Como as formiguinhas!

Problemas com a natureza deixaram de ser somente notícias de jornais e dos canais de televisão, vivenciamos dia-a-dia os problemas do aquecimento global, catástrofes naturais, contaminação das águas e solos, aumento de doenças respiratórias, excesso de lixo, excesso de carros, excesso de tudo!

Pois é, acredito que é hora de mudarmos nossa postura pacífica e sermos como as formiguinhas, cada um fazendo um pouco, ajudando em sua rotina a fazer um mundo melhor.

Você também é responsável pelo lixo que produz, pela poluição da camada de ozônio, pelas enchentes, pelo derretimento das geleiras, enfim, não tente se eximir de qualquer responsabilidade, todos que moram no planeta contribuem para tudo estar esse caos.

O que você acha que pode fazer?

Essa é a proposta desse blog, auxiliá-lo com os meios de comunicações virtuais a desenvolvermos essa idéia de mudança de postura, para deixarmos um mundo melhor para nossos filhos e futuras gerações.

Abraços e até mais!